b3.png
Servidores Windons
Interligação de filiais VPN: Como fazer?

As empresas em crescimento podem ter escritórios em vários locais e a rede desses locais pode ser um desafio. Mas há uma maneira escalonável e econômica de fazer isso: implementar uma solução VPN site a site.

Conforme sua empresa cresce, você pode expandir além do seu site físico original. Isso significa abrir filiais em outros locais, seja na cidade ou em todo o mundo. É provável que os funcionários nesses locais remotos precisem acessar muitos dos mesmos recursos de rede que os do prédio da sua sede, e os dois grupos provavelmente precisarão compartilhar arquivos e se comunicar eletronicamente um com o outro, e por isso é necessário que aconteça a interligação de filias VPN.

A solução tradicional seria implementar um link WAN (Wide Area Network) dedicado entre a central e as filiais. Geralmente é uma linha T-1 ou mesmo uma linha T-3. No entanto, as linhas alugadas dedicadas são caras. Quando você tem apenas uma filial, uma única linha será suficiente, mas se você adicionar uma terceira, pode ser necessário adicionar mais duas linhas dedicadas para garantir a conectividade.

O número de linhas necessárias para a conectividade total aumenta drasticamente à medida que novos escritórios são adicionados, assim como o custo. Uma solução mais escalonável é conectar filiais usando uma rede privada virtual (VPN) site a site, conhecida como interligação de filiais VPN.

Dessa maneira, vejamos abaixo como uma VPN pode oferecer escalabilidade máxima, apresentando soluções que cabem no seu bolso e garantindo que as comunicações entre escritórios permaneçam seguras.

dc-1080x675.jpg
O que é uma VPN de filial?

Redes virtuais privadas (VPNs) usam tecnologia de criptografia para diminuir os riscos de segurança e para proteger informações privadas na Internet pública. Uma rede privada virtual permite que os dados fluam com segurança pela Internet entre duas redes. Os túneis VPN também podem proteger conexões entre um host e uma rede. As redes e hosts nos terminais de uma VPN podem ser sedes corporativas, filiais e usuários remotos.

Os túneis VPN usam autenticação, que examina o remetente e o destinatário. Se as informações de autenticação estiverem corretas, os dados serão descriptografados. Apenas o remetente e o destinatário da mensagem podem lê-la claramente. Uma VPN de filial é uma conexão criptografada entre dois dispositivos de hardware dedicados.

É usado com mais frequência para proteger as comunicações de rede entre dois escritórios. Uma VPN de usuário remoto é uma conexão criptografada entre um dispositivo de hardware dedicado e um laptop ou desktop.

Solução de interligação de filiais VPN

Os requisitos para conectar filiais ou subsidiárias de empresas não são apenas uma questão técnica, mas também são substancialmente impulsionados pelos custos. Para se manterem atualizados em uma cadeia ambiental global, os operadores precisam manter seus custos baixos e garantir processos simples e rápidos.

Isso significa basicamente que as filiais e subsidiárias devem ser gerenciadas e administradas centralmente. Uma parte elementar é a infraestrutura de TI que conecta todos os usuários da rede de forma segura, econômica e sem grande esforço.

Embora os requisitos simples relacionados à infraestrutura de TI signifiquem apenas uma conexão de dados confiável e segura com a sede central, para acessar dados ou e-mails gerenciados centralmente, as demandas atuais em uma conexão de filial são consideravelmente mais extensas. Novos conceitos de filial, como soluções de loja na loja ou aplicativos logísticos e sistemas de venda reversa, incluindo acesso a fornecedores de dispositivos de serviço externos, levam a uma complexidade estendida nas filiais e na sede. Consequentemente, o número de perfis de requisitos que devem ser levados em consideração ao projetar uma rede e escolher os componentes aumenta.

Para permitir a flexibilidade obrigatória para processos eficazes e eficiência de custos, uma Rede Privada Virtual (VPN) é recomendada.

Caso você esteja buscando soluções para comunicação e tecnologia em sua empresa não deixe de contatar a Giz Net que possui todos os equipamentos e sistemas que podem melhorar ainda mais a sua produtividade, comunicação entre colaboradores e com o próprio cliente.

Portanto, não deixe de investir no futuro da sua empresa e, para isso, contar com a Giz Net e seus diversos colaboradores especializados em garantir a sua satisfação.

TI que evolui com o seu negócio
whatsapp-icone-2.png