b4.png
Servidores Linux
Servidor Linux: Quais são os benefícios?

O debate entre a instalação de servidores Windows ou Linux é algo que vem acontecendo entre os profissionais de TI há algum tempo. Enquanto os apoiadores do Windows apoiam firmemente sua segurança e familiaridade, os administradores de sistemas preferem a migração para o Linux por possuir o código aberto.

A grande questão gira em torno da dúvida o servidor Linux é realmente melhor do que o servidor Windows ou é uma questão de preferência em relação aos benefícios que são apresentados. Para entender isso e saber qual apresenta a melhor solução para você ou sua empresa continue lendo nosso artigo!

0.jpg
Servidor Windows vs Servidor Linux: Qual é o melhor?

A mudança para servidores Linux historicamente tem causado muito debate, principalmente porque o Windows é a opção mais confortável. Os profissionais de TI que oferecem suporte ao código aberto não têm boa receptividade para a Microsoft, porque a empresa não oferece flexibilidade da mesma forma que o Linux.

A grande vantagem do sistema Linux está no fato de que ele oferece uma saída para este ecossistema fechado, permitindo que as empresas usem vários fornecedores para seus serviços. Por outro lado, as organizações que migram para um ambiente exclusivamente Linux encontram dificuldades em suporte para serviços considerados como confiáveis, criando um empasse e uma discussão constante.

Maior acessibilidade de recursos

Ao contrário do sistema operacional da Microsoft, sua instalação é gratuita. Embora isso seja verdade para desktops, é um pouco mais complexono servidor, mas ainda sendo mais vantajoso.

Você pode tecnicamente baixar e executar o Linux em seu data center sem custos, mas as empresas precisarão de serviços de suporte, caso necessite de auxílio, e não são gratuitos.

O Linux é mais barato de executar do que o Windows Server, já que não há custos de licenciamento por estação. O que já reduz drasticamente os custos para implantação do servidor Linux.

Estabilidade

Apesar das inúmeras melhorias no Windows Server nos últimos anos, muitas pessoas ainda veem o Linux como um sistema operacional mais estável e confiável, com menor risco de travamentos e erros.

O Linux também pode lidar com mais processos simultâneos e não precisa ser reiniciado com tanta frequência, levando a menos tempo de inatividade geral.

Recursos mais leves

O Linux tem a reputação de ser incrivelmente leve. A maioria das distribuições Linux podem rodar praticamente em qualquer estação ou servidor, e isso se aplica tanto a softwares de servidor quanto a sistemas operacionais de desktop.

Você pode executar um servidor Linux em uma máquina comparativamente inferior à do Raspberry Pi, por exemplo. O que significa que é fácil fazer os servidores rodarem sem necessariamente precisar de inúmeros hardwarescom alto custo para fazer isso.

Não é provável que isso seja uma grande preocupação para empresas maiores, mas se você for uma pequena empresa ou uma startup, o Linux pode reduzir seus custos iniciais de CapEx de TI.

Segurança aprimorada

Outro grande ponto de venda dos servidores Linux (e do software de código aberto em geral) é a crença de que eles são inerentemente mais seguros do que seus equivalentes. A teoria é que, como todos são livres para examinar o código-fonte, os bugs são encontrados mais rapidamente e os patches podem ser enviados pela comunidade, sem esperar que o fabricante implemente uma correção.

Escolhendo seu servidor

Caso você ainda tenha dúvidas quanto ao servidor que pode melhor suprir suas realidades, não deixe de procurar a Giz Net. Nós possuímos os melhores profissionais da área especializados na adaptação da sua empresa com base em um profundo estudo sobre as suas necessidades.

Portanto, independentemente da escolha do Windows ou dos servidores Linux, possuímos uma assistência técnica estratégica e preparada para auxiliar em todos os detalhes, dúvidas e problemas que possam ser relevantes!

TI que evolui com o seu negócio
whatsapp-icone-2.png