b9.png
Segurança
Dicas para melhorar a segurança em redes empresariais

Algumas dicas de segurança podem ser essenciais para a sua rotina empresarial. A segurança de TI para empresas começa com a proteção do mundo externo. Sua conexão com a Internet deve ser sempre segura, especialmente se você generalizou o uso de Wifi para facilitar a vida de seus funcionários.

 

A web é uma porta de entrada para hackers e software malicioso (malware). Use uma chave WPA ou WPA2, que são protocolos de segurança confiáveis. Se seus funcionários usam a conexão da sua empresa para navegar na web com seus próprios equipamentos (smartphones), seus dispositivos devem ter um nível de segurança suficiente. Se necessário, você pode proibir o uso de dispositivos externos e não reconhecidos, como um princípio de precaução.

 

Abaixo, confira agora como é possível aumentar a segurança da sua rede empresarial e proteger os dados utilizados diariamente.

seguranca-cibernetica-1-valor.jpg
Segurança: Proteja a rede de computadores

Muitas ameaças podem afetar a integridade de suas redes: vírus, malware, ransomware, hackers, etc. Felizmente, existem diferentes soluções de segurança que ajudam as empresas a se protegerem adequadamente.

 

Deve ser instalado um firewall que funcione em todas as estações de trabalho, inclusive nômades, além de um poderoso antivírus adaptado ao ambiente profissional. Deve-se ter cuidado ao instalar atualizações deste software com freqüência para mantê-lo eficaz.

Faça backup dos dados do seu computador

A segurança de TI da empresa também leva em consideração a recuperação de dados em caso de desastre ou ataque. Proteger seus dados é uma necessidade: é sua base de trabalho e a história de seu negócio.

 

Configure backups automáticos e um sistema de recuperação para limitar os efeitos deletérios associados à perda ou roubo de dados. Seus funcionários poderão salvar os arquivos mais essenciais em discos rígidos externos, que serão mantidos em espaços específicos. Planos de recuperação de desastres e planos de continuidade de negócios devem ser considerados cuidadosamente.

 

Se os servidores estiverem fisicamente instalados em suas instalações, um servidor de backup, capaz de assumir em caso de mau funcionamento, deve ser instalado. As empresas que usam a computação em nuvem devem sempre verificar o nível de segurança e redundância oferecido por seu provedor.

Criptografar dados

A criptografia ou criptografia de dados consiste em torná-los ilegíveis para usuários que não têm acesso a eles. A criptografia é essencial em caso de roubo, corrupção ou roubo de identidade. Deve ser associado a senhas complexas para maior segurança.

Filtrar e-mails

A utilização de um filtro anti-spam permite prevenir-se contra a engenharia social, prática que consiste em imitar um interlocutor de confiança para obter informação e recursos da empresa. Para impulsionar o anti-spam integrado do seu software de e-mail, você pode usar filtros dedicados como o Symantec Messaging Gateway ou o Symantec Microsoft Exchange Online Protection.

Antecipe incidentes e minimize seus impactos

A melhor maneira de evitar incidentes é ter uma política de segurança de TI em vigor e segui-la. Como é impossível atingir o risco 0, você deve antecipar as vulnerabilidades de segurança, tanto em termos materiais quanto humanos. A implementação de um Plano de Recuperação de Atividades (PRA) permite nomeadamente minimizar os danos financeiros ou operacionais após um ataque.

Mantenha a segurança nas redes da sua empresa

A segurança do seu sistema de informações está ao alcance de qualquer gerente, pelo menos para evitar as armadilhas mais clássicas. No entanto, muitas empresas ainda não implementaram medidas básicas, como instalar software antivírus ou fazer backup de seus dados.

 

Não deixe de buscar assistências técnicas como a oferecida pela Giz Net que está equipada com as ferramentas mais modernas disponíveis no mercado em relação à segurança de dados, assim como profissionais qualificados que se dedicam não só à solução de eventuais problemas, mas a evitá-los.

TI que evolui com o seu negócio
whatsapp-icone-2.png