Cloud Antivírus

Apesar de ser um termo muito comum nos dias de hoje devido ao avanço tecnológico, vamos falar um pouquinho de conceitos para Antivírus, onde seu principal propósito é a detecção e eliminação de invasores (vírus) ou programas maliciosos que possam ingressar em seu dispositivo, independente se for um dispositivo móvel ou um notebook. Existem diversos tipos de vírus (trojans, worms, spyware, malware, ransomware, entre muitos outros) espalhados pelo mercado que são implantados nos dispositivos sem o conhecimento do usuário para que possam executar diversas ações prejudiciais para o sistema em questão.

As ações mais comuns nos dias de hoje, não são para apenas infectar o dispositivo sem que tenha nenhuma motivação, hoje grande parte das informações, pelo menos no âmbito empresarial, são voltadas para obtenção de informações privilegiadas, sejam elas fotos, vídeos ou informações confidenciais que possam ser vendidas a peso de ouro. E para que isso aconteça, basta apenas ter um invasor em um dos computadores conectados em uma rede.

O antivírus é um software que foi projetado para ser uma “vacina”, uma medida protetiva, para resguardar as informações contidas naquele dispositivo bem como garantir o funcionamento correto de todas as aplicações contidas naquele dispositivo.


Como funciona o Antivírus para detectar possíveis invasores


A cada execução do antivírus, ele faz a comparação do código que cada arquivo contém e depois faz um batimento com a base de dados que ele alimenta sobre os códigos presentes nos vírus que já conhecidos, para que dessa forma ele consiga determinar quais são os elementos que podem ser considerados uma possível ameaça ao sistema e aos seus dados. Além disso, ele também pode reconhecer algum padrão de comportamento que sugere uma conduta similar de um vírus. O antivírus pode verificar tanto os registros que já estão dentro do seu sistema bem como aqueles que estão tentando ingressar ou interagir com os demais arquivos presentes, formando desta forma um comportamento suspeito.


Conheça alguns mecanismos utilizados pelo antivírus para identificação de novas ameaças:

· Escaneamento de vírus conhecidos

· Sensoriamento heurístico

· Busca algorítmica

· Checagem de integridade


Com o avanço e evolução constantes dos vírus já existentes no mercado, tornando-se cada vez mais perigosos, é preciso manter frequente as atualizações do antivírus escolhido para que possa ser possível reconhecer quando estiver diante de uma nova ameaça. É interessante deixar seu antivírus em execução sempre quando estiver com seu dispositivo ligado bem como quando estiver lendo e-mails ou navegando na Internet, para que quando se deparar com uma ameaça ela possa imediatamente identificada e eliminada, para que não ofereça riscos ao seu sistema.


Para aumentar a segurança das informações, é importante complementar as ações de segurança do seu antivírus com outras aplicações de segurança, como: firewall ou anti-spyware pois eles podem cumprir algumas funções auxiliares evitando a entrada de novos vírus.


Depois de entender um pouco mais sobre vírus e a importância do antivírus para proteção dos dados da sua empresa e seus dados pessoais, deve estar se perguntando como encontrar a solução ideal para a sua necessidade? Temos uma sugestão para você, entre em contato com a Lara Informática e busque a solução para seus problemas, temos tudo que você precisa para deixar seus dados seguros.

Posts recentes

Ver tudo

Vantagens do Backup em Clound

Quando falamos em backup de dados, temos dois tipos de abordagens que são mais populares para backup de dados, que são: Saas (Software-As-A-Service) é um aplicativo que é originalmente nativo da Inter

Cabeamento estruturado

Cabeamento estruturado é a nomenclatura para nomear a forma de conexão de um sistema de cabos, condutores, conectores e dispositivos que estabelecem uma infraestrutura de telecomunicações de um edifíc

Entenda o que é o Backup em Cloud e como funciona

Produzir informação é extremamente importante. Mas, e armazenar as informações produzidas? É tão importante quanto, ou mais. Afinal, uma das garantias de um software bem implementado é a disponibilida

whatsapp-icone-2.png